A ilha de parede tem todas as vantagens de uma cozinha com uma ilha integrada: otimiza o espaço e adapta-se ao design.
As cozinhas com ilha de parede são uma escolha cada vez mais popular para aqueles que querem combinar funcionalidade e estética nesta divisão da casa. Este tipo de cozinha, aliás, oferece uma solução prática para quem precisa de mais espaço para cozinhar, sem abrir mão de um design moderno e atraente. A ilha da parede, como o nome sugere, está presa a uma parede da cozinha. Esta característica torna-a particularmente adequada para cozinhas pequenas ou ambientes em plano aberto, onde a ilha pode atuar como um separador entre a kitchenette e o resto da sala.
Vantagens de uma cozinha com ilha de parede
Optar por uma cozinha com ilha de parede oferece inúmeras vantagens que vão além da estética. Em primeiro lugar, esta configuração permite otimizar o espaço disponível. Na verdade, a ilha pode ser usada como uma superfície de trabalho adicional, como uma área de jantar ou como uma prateleira para armazenar louças, graças à possibilidade de inserir gavetas e armários.
Além disso, uma cozinha com ilha de parede incentiva o convívio com amigos e familiares, mesmo durante o preparo do almoço ou jantar. Por fim, esta solução de mobiliário é muito versátil. É possível personalizá-la de acordo com seus gostos e necessidades, escolhendo entre uma ampla gama de materiais, cores e acabamentos.
Como organizar uma cozinha com uma ilha de parede
Organizar uma cozinha com uma ilha montada na parede requer um olhar atento aos detalhes e flexibilidade na disposição dos objetos. Um aspeto fundamental a considerar é a disposição dos aparelhos. O ideal é criar uma espécie de "triângulo de trabalho" entre o frigorífico, o lava loiça e a área de cozinhar. Isso permitirá que a pessoa se mova de forma eficaz enquanto cozinha. Além disso, a ilha de parede deve ter espaço suficiente para cortar, preparar e cozinhar alimentos.
Outro aspeto a considerar é a iluminação. Luzes de boa qualidade são essenciais em qualquer cozinha, mas desempenham um papel importante numa cozinha com uma ilha montada na parede. Considera também instalar candeeiros de teto acima da bancada para garantir a iluminação adequada.
Cozinhas com ilha de parede vs. cozinhas tradicionais
Se estás a mobilar a casa, existem muitas alternativas quando o assunto são cozinhas. No entanto, as ilhas de parede destacam-se pela sua funcionalidade e adaptabilidade, especialmente aos estilos modernos e contemporâneos.
Cozinhas com esse tipo de ilha permitem instalar estes móveis mesmo em espaços relativamente pequenos, já que um de seus lados está preso à parede. É a solução ideal para um espaço aberto ou se procuras criar um canto de jantar na própria cozinha.
Por outro lado, cozinhas tradicionais ou peninsulares podem parecer menos volumosas e mais adequadas para espaços pequenos. No entanto, essas cozinhas não costumam oferecer o mesmo nível de flexibilidade e obrigam a procurar outros espaços úteis onde os membros da família possam estar juntos ou almoçar e jantar à mesa.
fonte: https://www.idealista.pt/news/decoracao/espacos/2023/11/06/59906-ter-uma-cozinha-com-ilha-em-pouco-espaco-quais-sao-as-opcoes