A fotografia imobiliária é o elemento que permite aos potenciais clientes ter o primeiro contacto com os imóveis, gerando o interesse em realizar uma visita.

  • João Ricardo
  • 26 de janeiro, 2024
  • Imobiliário

Ao criar um anúncio para o seu imóvel, são vários os fatores que deve ter em atenção para que este fique atrativo, como um título apelativo e uma descrição detalhada do mesmo. No entanto, um dos elementos-chave são as fotografias, uma vez que é através deste elemento visual que o cliente tem o primeiro contacto com a propriedade.
 
Se quer aumentar a atratividade dos seus imóveis, a fotografia imobiliária pode ser a chave para o sucesso.
 

1. Preparação do espaço

A primeira coisa a fazer, se quer tirar fotografias elegantes e impactantes, é preparar o espaço de forma a garantir que este se encontra limpo e arrumado. Como tal, deve procurar arrumar todos os brinquedos de crianças ou de animais de estimação e/ou outros objetos que se encontrem espalhados pela casa.
 
Despersonalizar o imóvel é de extrema importância, uma vez que o objetivo é que o comprador se imagine a viver na propriedade e não que a identifique como pertencendo a outra pessoa. Para facilitar este processo, deve remover todos os objetos pessoais das paredes e prateleiras, assim como os objetos utilitários das bancadas, apostando numa decoração neutra que dê a sensação de estar a observar uma tela em branco pronta a ser personalizada pelo cliente.
 

2. Iluminação

A iluminação é o principal aliado da fotografia imobiliária. A falta de luz ou luz a mais pode mesmo arruinar a sua imagem, devendo ser utilizada de forma ponderada e estratégica. 
 
Existem dois tipos de iluminação: a luz natural e a luz artificial. Sempre que possa, deve recorrer à luz natural para dar vida ao imóvel, uma vez que, para além de ser gratuita, não envolve a montagem de outros equipamentos e representa melhor a exposição solar do imóvel. Não se esqueça de que para utilizar este tipo de iluminação deve ter em conta as horas a que pretende realizar a sessão fotográfica, de forma a maximizar a iluminação do imóvel.
 
Para tirar fotografias com luz natural, basta abrir todas as cortinas, estores e portas da casa, para que a luz flua entre divisões.
 

3. Perspetivas

As melhores fotografias são aquelas que apresentam o imóvel do ângulo que melhor o favorece, almejando captar todos os detalhes relevantes da propriedade. Assim, deve tentar vários ângulos e perspetivas para conseguir encontrar a melhor forma de captar imagens, principalmente em espaços mais pequenos.
 

4. Invista em diferentes conteúdos

O mercado imobiliário evoluiu muito nos últimos tempos, principalmente na era digital, sendo possível não só a captação e partilha de imagens, como a realização de vídeos do interior do imóvel, filmagens de drone do exterior da propriedade e até a inclusão de plantas 2D, plantas 3D e visitas virtuais.
 
Investir em diferentes tipos de conteúdo visual, não só nos seus anúncios, como no seu site imobiliário, vai permitir-lhe destacar-se da concorrência e atrair mais clientes.
 
 
fonte: https://supercasa.pt/noticias/fotografia-imobiliaria-melhore-as-imagens-do-seu-imovel/n5033