Na rede MELOM/ Querido Mudei a Casa Obras 14% das empresas já são geridas por mulheres.
A rede de franchising MELOM e Querido Mudei a Casa Obras (QMACO) registou um aumento significativo de mulheres no setor. Atualmente são já 14% as unidades geridas por mulheres, na faixa etária entre os 35 e os 50 anos. Os dois maiores centros urbanos, Lisboa e Porto, concentram a totalidade das mulheres franchisadas da rede.
“À data da fundação da MELOM (2010), este era um setor exclusivamente masculino, com um estereótipo do homem empreiteiro bastante enraizado. Este cenário tem vindo a alterar-se ao longo da última década, à medida que o setor vai-se profissionalizando cada vez mais”, lê-se no comunicado enviado às redações.
Praticamente todas as mulheres que lideram unidades MELOM/Querido Mudei a Casa Obras provêm das áreas de arquitetura ou engenharia, embora mais recentemente se registem profissionais com formação de gestão.
Um dos exemplos é Sofia Dias, engenheira civil de formação e franchisada da marca Querido Mudei a Casa Obras. Conhecida por ter sido protagonista do programa de televisão Querido Mudei a Casa, refere que o estigma de ser mulher num mundo ainda muito visto como de homens “tende a dissipar-se na sociedade atual”. A mesma responsável refere que, nos dias que correm, ainda é um desafio diário coordenar equipas totalmente constituídas por homens, mas garante que a vontade de “inovar na área das obras e da construção” fazem valer a pena estar num mundo de grandes homens e incríveis mulheres.
Ana Amaro, também engenheira civil, que lidera uma unidade do Querido Mudei a Casa Obras em Torres Vedras, conta também a sua experiência e diz que encontrar o “parceiro certo” para esta aventura foi a cereja no topo do bolo, para concretizar a sua paixão de “transformar o velho em novo” e “conseguir captar e tornar possível o sonho de alguém”. Ana Amaro admite que tem convivido com o estigma de ser mulher, mas considera que o mais importante é a capacidade de trabalhar com seriedade e rigor. “A realidade dinâmica que vivemos atualmente obriga-nos a uma constante adaptação na forma de trabalhar”, afirma a engenheira civil para quem o mais importante é “não ter medo de ser/fazer diferente”.
MELOM a crescer no sul da Europa
A MELOM escolheu Espanha e Itália como os primeiros destinos para o plano de internacionalização. Depois do “teste” no país vizinho, com um projeto piloto desenvolvido entre 2018 e 2020 para adaptação do conceito ao mercado espanhol, a opção de crescimento na Europa foi o norte de Itália.
Lançada em 2021 na região de Emília Romana, a insígnia soma já 13 franchisados em cidades como Bolonha, Modena, San Lazzaro, Montagna, entre outras. A estratégia numa fase inicial inclui a implantação naquela região italiana para depois expandir passo-a-passo o negócio. O plano de desenvolvimento prevê em dois anos uma rede com 40 franchisados na Emília Romana, no prazo de dois a cinco anos a aposta numa nova região com 60 franchisados e depois o crescimento para toda a Itália.
“Estamos convictos que é uma aposta ganha, tem um mercado muito similar ao português e por isso o modelo de negócio não teve que sofrer alterações de fundo. Neste país não existe uma marca que opere a nível nacional e o mercado das obras em casa é muito atomizado, constituído por micro e pequenas empresas com dificuldades de organização semelhantes às portuguesas”, sublinha João Carvalho, co-fundador da MELOM, citado em comunicado.
A aposta da marca em internacionalizar o conceito nestes dois países do sul da Europa, segundo explica, está relacionada com os pontos em comum no mercado de obras e remodelações de imóveis, caraterizado por lacunas na profissionalização, falta de mão de obra qualificada e uma ampla desconfiança dos consumidores.
fonte: https://www.idealista.pt/news/imobiliario/construcao/2022/09/27/54253-setor-das-obras-e-remodelacao-de-casas-atrai-cada-vez-mais-mulheres